A dúvida sobre o que é mídia espontânea e paga sempre surge em vários momentos de um assessor de imprensa ou qualquer outro profissional que trabalhe com comunicação.

Para facilitar a compreensão, continue a leitura.

Mídia espontânea

É um espaço conquistado em canais de comunicação sem que marcas/empresas paguem por isso. Trata-se de um resultado do trabalho estratégico de assessores de imprensa.

Quando matérias são publicadas em jornais, revistas ou sites, ou veiculadas em rádios e TVs, não há custo envolvido, somente o fee pago às assessorias de imprensa, que se dedicam, diariamente, a fazer com que seus clientes ocupem esses espaços gratuitos.

Ser citado em uma matéria é extremamente relevante para a marca e é uma das vantagens que a assessoria oferece, com base nas boas relações que ela tem com jornalistas.

Além disso, o valor é imenso, pois um formador de opinião falando sobre você ou sua empresa é muito melhor do que uma propaganda.

Mídia paga

Propagandas são classificadas como mídia paga. A empresa cria a estratégia e a campanha, compra espaços publicitários, informes etc.

É você falando de você mesmo. Assim, pode escolher datas para veicular as campanhas, páginas, espaços, tamanhos, entre outros pontos.

Também tem sua relevância, mas envolve pagamento de quantias bem maiores.

Para facilitar ainda mais a compreensão do que envolve essa questão das diferenças entre as mídias, fizemos uma tabela para mostrar o que assessoria de imprensa e publicidade trazem para sua marca.

De qualquer forma, ambas são importantes e, certamente, tornarão seu produto ou serviço ainda mais fortalecido no mercado.

Abaixo é possível ver, claramente, a diferença entre assessoria de imprensa e publicidade:

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