O Brasil é um país repleto de empreendedores. A cada dia, o número de pessoas que resolvem empreender aumenta, porém, muitos não sabem por onde começar a divulgar seus novos negócios.
Inicialmente, os empreendedores correm para as redes sociais, que são canais fundamentais para o marketing, atualmente. Porém, não sabem como postar, o que postar e quando postar. Grande parte acredita que basta colocar várias informações diariamente e, na sequência, milhares de clientes correrão atrás.
Por que resultados não aparecem?
Como a estratégia está errada, logicamente não aparecem os resultados e, com isso, essas pessoas se frustram. Claro que a questão financeira conta muito nessa etapa, até porque é comum não ter investimentos fartos para comunicação.
Mas, independente de verba ou qualquer outra coisa, é importante saber como criar uma cultura de comunicação no seu empreendimento, o que, certamente, ajudará muito a fortalecer sua marca. Confira:
- Não faça um logotipo qualquer. Converse com profissionais especializados e explique o conceito do seu negócio, objetivos, público alvo etc. Pense nas cores indicadas para você se diferenciar no seu mercado de atuação. Valorize também o material completo para sua marca: cartões de visita, folderes, apresentações e demais materiais com a mesma linguagem e identidade;
- Faça um site otimizado para o Google: hoje algumas plataformas gratuitas permite a produção rápida de um site. Mas será que vale a pena? Porque não adianta nada fazer algo baratinho e não ter retorno. Se você quer ser uma pessoa de sucesso, comece a estudar sobre isso. Busque profissionais que vão desenvolver sites com SEO (Search Engine Optimization), ou seja, ferramentas que permitirão que você seja encontrado com mais rapidez pelo Google. Caso o produtor de site não faça o conteúdo, procure profissionais que sabem escrever seguindo técnicas de redação Web;
- Já que vai fazer um site, invista em um blog. Alimentar periodicamente seu blog com informações relevantes para seu público, fará com que você seja melhor visto pela internet e pelo mercado. Mas não adianta escrever qualquer coisa. Crie temas ligados ao seu mercado e dê valor aos seus possíveis clientes. Se é médico, procure divulgar informações sobre saúde, desde que esteja de acordo com as regras do CRM; se é esteticista, escreva sobre beleza, e por assim vai;
- Redes sociais: não adianta só criar página no Facebook, perfil no Instagram etc., e achar que no dia seguinte choverá clientes. Você precisa entregar valor também, ou seja, criar uma estratégia de conteúdo que usa inteligência e SEO. Imagens são importantes também, porém, outros recursos nas redes também devem ser priorizados. Caso não tenha tempo para ser constante (sem constância você não terá clientes), há profissionais especializados no mercado, que vão criar conteúdos e gerenciar suas redes;
- Faça parcerias. Pode ser com marcas locais, blogueiras, lojas, enfim, pense em como otimizar a visibilidade de sua marca. Participe de eventos regionais, busque diferenciais que farão sua marca se diferenciar da concorrência;
- Se quer ficar conhecido, por meio da imprensa, contrate uma assessoria especializada. Por meio de assessoria de imprensa, você pode se transformar em fonte de informações e dar entrevistas e fazer com que as pessoas lhe valorizem. A assessoria busca espaços gratuitos nos veículos de comunicação, o que faz com que sua marca ganhe uma força enorme.
Os passos são simples e valem muito a pena serem seguidos. Afinal, sua marca merece.
Para saber mais sobre como divulgar sua empresa, fale conosco contato@agenciaom.com.br
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