Antes de mais nada, é importante enfatizar que estratégia de comunicação não é planejamento estratégico empresarial.
A estratégia, na verdade, o planejamento deve ser feito com base em estratégia. Entendeu?
Então, para ajudar na sua missão de criar estratégia para sua empresa, listamos os passos fundamentais para o sucesso da comunicação. Vamos lá!
Objetivos
Quais são os resultados que pretende alcançar? Quanto quer fortalecer a marca, conquistar e fidelizar clientes? Sem objetivos, não conseguimos pensar em ações, ferramentas e canais para eles serem alcançados. Mas lembre-se: um objetivo deve ser específico, realista, palpável e ter prazo.
Público-alvo
Para quem você vai vender? Quem é o público-alvo da sua empresa? No caso da comunicação, o público é formado de: clientes, jornalistas, formadores de opinião e entidades representativas.
Persona
Diferente de público-alvo, a persona é a representação do seu cliente ideal, ou seja, é baseada em dados sobre comportamentos, localização, idade etc. Ao conhecer seu público, fica mais fácil desenhar suas personas e, então, criar estratégias específicas para cada uma delas. Por exemplo: se você é ginecologista, seu público-alvo é mulher e as personas podem ser: gestantes, que estão entre x e y anos, que precisam de pré-natal e parto, que moram na região x, que usam ou não plano de saúde etc., ou então, mulheres que estão na faixa de idade xx, que fazem parte da classe A, que pretendem engravidar etc.
Canais
Para falar com essas pessoas, quais canais você vai usar para amplificar a comunicação? Redes sociais? Assessoria de imprensa? Blog? Vídeos? nessa etapa, é importante saber quais canais sua persona gosta mais e criar estratégias adequadas. Se você vai falar com jovens, o Instagram e o Youtube são ótimas, mas se são executivos, o LinkedIn é a melhor ferramenta. Você está em uma cidade pequena? Mídias outdoors podem ser consideradas também.
Pense também que, nessa etapa, é importante prever as verbas que serão utilizadas.
Cronograma
Falamos de pensar em objetivos com prazo? Pois então, para que eles sejam alcançados, é preciso organizar os passos do plano de comunicação.
Pesquise bem seu mercado, principalmente concorrentes, e cria um cronograma estratégico.
Mensuração
Depois dessas etapas, é preciso mensurar os resultados. Checar o que está funcionando ou não para tomar as atitudes necessárias para alcançar seus objetivos. Principalmente na comunicação, por ser muito dinâmica, é preciso avaliar resultados com mais frequência e sempre se adaptar para as necessidades.
Sobre nós
Essas dicas são importantes, mas nada melhor do que contratar profissionais experientes para cuidar da comunicação de sua empresa.
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