Quando iniciei minha carreira, no início da década de 1990, o mundo era outro. Não existia tanta tecnologia como hoje. Eram tempos totalmente diferentes, com outras práticas adotadas nas assessorias de imprensa. Mas o mundo foi mudando de uma forma tão veloz, que pergunto: ficou melhor ou pior?
Primeiro tivemos a internet, que chegou para sacudir o mundo. Vários jornalistas, na época, migraram para sites, com salários muito maiores do que nas redações e agências. Em seguida veio a bolha e a imprensa nunca mais foi a mesma. E foi justamente com este comportamento, que o cenário mudou radicalmente.
A força da tecnologia
A tecnologia, que veio com tudo, também transformou o mundo da comunicação. Os textos passaram a ser divulgados por email, em uma rapidez impressionante, substituindo os press kits enviados por correio e que levavam dias para serem preparados, montados e despachados. Lembro-me de que tínhamos office boy para entregar os kits em algumas redações. Além disso, tínhamos tempo para encontros de relacionamento, trocar conversas por telefone e visitas aos colegas nas redações.
Mas não dá para viver no saudosismo. A mudança ocorre a cada segundo e precisamos nos adaptar. Diante disso, trabalhar com assessoria de imprensa, hoje, requer não só estratégia. Mas olhos abertos o tempo todo e uma corrida incessante contra o tempo. Crises acontecem mais rapidamente, em função das redes sociais e a possibilidade de compartilhar problemas numa velocidade maior do que a da luz. Concorrentes surgem num piscar de olhos, bem como tecnologias.
Nada é como antes e nem voltará a ser. Nem quero que volte. Mas ,hoje, o assessor não apenas faz divulgações e é preciso que os clientes entendam isso. Ele é um parceiro do marketing e da área comercial das empresas. É um papel fundamental, pois contribui para fortalecer ainda mais a imagem e atrair clientes, de forma indireta.
Como é hoje?
Porém, pare de ler agora quem acha que participará de grandes matérias nos principais veículos de comunicação do Brasil. Não é assim que a coisa acontece. É preciso ter o pé no chão e saber que oportunidades aparecem, mas elas devem ser buscadas diariamente. Com tantos veículos on-line, é comum que saiam matérias sobre os clientes neles, em razão da velocidade com que a notícia precisa ser divulgada.
Lado positivo: é fácil o compartilhamento e a disseminação da informação e isso ajuda na sonhada busca orgânica. Pois é, amigo, a internet veio com tudo e hoje não dá para se preocupar apenas em sair em uma matéria linda, com fotos e tudo mais. É primordial estar no mundo online e ganhar posicionamento, ter imagem positiva, seguidores, entre outros pontos.
Entendo que não é fácil assimilar o mundo da assessoria de imprensa. Mas ela é importante sim e deve fazer parte do seu dia a dia, para que suas metas sejam alcançadas mais rapidamente.
Enquanto você pensa sobre tudo isso, pode ter certeza de que seu concorrente já está lá na frente.
Comments are closed