pandemia na comunicação

 Nunca, em quase 30 anos como jornalista, trabalhei tanto. Chamo de “o efeito da pandemia na comunicação”. Aliás, nunca vi tanta importância para essa área. Claro que as empresas sempre se preocuparam em investir em comunicação e marketing, mas nada se compara a esse último ano.

De março de 2020, início da quarentena, até hoje, perdi a conta de quanto conteúdo produzi, de quantas crises gerenciei e do número de executivos que precisaram alavancar suas imagens do dia para a noite.

Leia mais: Papel estratégico do marketing se expandiu na pandemia, diz pesquisa

Sinceramente, não esperava que a área de comunicação tivesse esse crescimento às custas do sofrimento da humanidade. Quisera eu que as pessoas tivessem acordado para nossa importância há muito tempo e fizessem bom uso dessa ferramenta.

Mas o fato é que agências de comunicação e marketing estão crescendo, contratando pessoas e expandindo escopos.

Alternativas

Empresas também estão buscando alternativas diferentes para terem uma visão mais humanizada diante de seus públicos, o que é extremamente positivo. Quem não dava a mínima para comunicação interna, hoje está correndo atrás do prejuízo, por exemplo.

Portanto, quem nunca tinha criado estratégias adequadas para suas redes, por desconhecimento ou mesmo “medo de investir”, precisaram mudar a mentalidade. Quem não mudou (e não pretende mudar) será engolido pela concorrência de forma feroz.

Tecnologia

E sejamos justos: grande parte desse efeito da pandemia na comunicação só aconteceu graças à tecnologia, que tantos condenaram. Nunca as pessoas estiveram tão próximas (e tão distanciadas ao mesmo tempo) sob o ponto de vista das marcas.

A tendência é que isso continue, já que não temos uma luz clara no fim do túnel da Covid, infelizmente. Por isso, Cada vez mais, empresas, executivos, empreendedores e especialistas precisarão da comunicação.

Nesse cenário, ganhará espaço quem souber usar estratégia e souber valorizar bons profissionais, ou seja, não haverá espaço para amadores.

Sou jornalista, escritora e editora de livros para executivos e autores diversos. Além de dirigir a Agência Om, criei o projeto Era uma vez uma história… para fomentar a leitura e o mercado literário.

Saiba mais em www.eraumavezumahistoria.com.br

Comments are closed