assessoria de imprensa

Relacionamento entre assessoria de imprensa e imprensa mudou drasticamente

Nos últimos 20 anos, o relacionamento entre empresa, assessoria de imprensa e imprensa mudou drasticamente. Primeiro foi a questão da internet, que trouxe uma revolução sem tamanho.

Veículos impressos passaram a ter formato online para acompanhar a evolução, ao passo que alguns sumiram por completo, em razão da falta de assinantes e anunciantes. Assessoria de imprensa também passou por grandes mudanças, simultaneamente.

Com isso, o comportamento dos jornalistas nas redações também mudou. Cada vez, as editoras estão com equipes mais enxutas e, em razão disso, os perfis editoriais precisaram se adaptar.

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Assessoria de imprensa é fundamental para fortalecimento da marca

Hoje, a disputa por espaço nos veículos é imensa. Não basta apenas fazer um release, mandar e ter clipping. É preciso pensar com estratégia e saber o que os jornalistas querem. Para isso, a assessoria de imprensa é a peça fundamental para pensar em quais formas e ferramentas usar para aproximar o cliente do jornalista.

Achar que simplesmente mandando um release haverá fortalecimento de marca e estreitamento de relação é equivocado.

A concorrência é imensa com os outros colegas assessores. Releases chegam aos montes nos programas de correio eletrônico nas redações. Já os espaços, estão cada vez menores. Além disso, vários veículos estão restringindo as publicações de releases na íntegra, afinal, descobriram que muitas empresas nunca anunciaram (infelizmente, as áreas comerciais e jornalísticas estreitaram relacionamento também).

Jornalistas nas redações querem notícias. Estas são informações atuais, impactantes, recheadas de análises e números, com comparações e dados que realmente vão atrair o leitor.

Um exemplo importante:

  • uma empresa lançou um sorvete de chocolate: isso não é notícia, pois existem diversas empresas que fazem isso. Um jornalista não conseguirá fazer uma matéria, pois o leitor dirá: mas qual é a novidade?
  • uma empresa lançou um sorvete de chocolate que usa um processo sustentável e com produtos orgânicos. Isso sim é notícia para que a assessoria de imprensa possa usar estratégias de abordagem com as redações.

Entendeu a diferença?

Claro que o lançamento do simples sorvete será divulgado para os jornalistas. Mas não espere grande repercussão, pois isso dificilmente ocorrerá. E o assessor de imprensa deve orientar o cliente para isso, sempre.

Se não orientar, não confie.

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