Assessoria de imprensa é serviço prestado a instituições públicas e privadas por um profissional formado em Jornalismo. O assessor de imprensa envia informações jornalísticas (releases, notas, sugestões de pautas e artigos) para os veículos de comunicação em geral, para que eles possam avaliar o material e dar continuidade ao trabalho.

O que são veículos de comunicação?

São os jornais diários; revistas semanais, revistas mensais, revistas especializadas, emissoras de rádio, agências de notícias, sites, portais de notícias e emissoras de TV.

Como funciona?

Portanto, o assessor de imprensa cria um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e consolida sua imagem de forma positiva na sociedade. Caso algum veículo de comunicação se interesse pelo assunto divulgado pela assessoria de imprensa utilizará o texto para publicar notas ou agendar entrevistas.

As matérias são compradas?

Tanto a publicação de notas, como o agendamento de entrevistas e a publicação posterior de informações, são gratuitas, ou seja, a assessoria de imprensa utiliza a mídia espontânea, diferente dos publicitários, que compram espaços para anúncios. O cliente paga para a assessoria de imprensa trabalhar de forma estratégica para conseguir esses resultados (matérias publicadas).

Como assessoria de imprensa ajuda nas minhas vendas?

Na verdade, a assessoria de imprensa é um dos pilares do marketing. Ela ajuda a consolidar a imagem do cliente na imprensa, o que é importante para que o marketing e a publicidade tenham mais força em suas ferramentas (campanhas, publicações etc.).
Ajuda a atrair clientes?

Sim, desde que o cliente conjugue os esforços de assessoria de imprensa com outras ferramentas de marketing (marketing digital, newsletters, redes sociais etc.). A Assessoria de imprensa não vende, mas consolida a imagem do cliente na imprensa, permitindo que mais pessoas saibam que ela existe.

Como medir os resultados?

Os resultados são as matérias publicadas nos veículos. Quanto mais matérias, maior a visibilidade que o cliente terá.

Quanto tempo deve durar?

Depende do cliente, mas o ideal é que seja um trabalho recorrente, pois a construção de imagem não acontece de um dia para o outro. Requer estratégia, relacionamento com a imprensa e boas informações.

Podemos escolher onde queremos ter matérias publicadas?

Inicialmente é feita uma seleção dos veículos alvo para o cliente. A partir do mailing produzido, começam os contatos. Muitas vezes, o veículo não tem espaço naquele momento, então é preciso manter um relacionamento mais próximo com o jornalista para resultados futuros. Como assessoria de imprensa trabalha com a mídia espontânea, não dá para garantir que serão publicadas matérias em todos os veículos, porém a equipe se empenhará para que isso aconteça.

O que é fonte de informação?

É o termo utilizado para se referir ao porta-voz da empresa. O objetivo da assessoria de imprensa é transformar o profissional em fonte de informações críveis para a imprensa.

O que é editoria?

São as classificações dentro dos veículos. Por exemplo: editoria de moda escreve sobre roupas, lançamentos de sapatos, bolsas, roupas etc. Editoria de tecnologia escreve sobre novidades e assuntos da área etc.

O que é follow up?

São os contatos que o assessor de imprensa estabelece com os jornalistas para oferecer as fontes para eventuais matérias, apresentar o cliente etc.

Clipping, o que é?

São as matérias publicadas sobre o cliente.

Comments are closed

× WhatsApp